Redenção e deformidade - A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade

Teresa Bartolomei

Resumo


O processo psicológico da identificação emocional com o herói é o paradigma dominante da civilização literária ocidental desde a sua descrição na Poética de Aristóteles como mecanismo básico da receção da obra por parte do leitor/espetador, e a sua adoção como vetor primário daquela edificação moral prezada na antiguidade clássica e na tradição cristã como função antropológica essencial da literatura.

Gesto fundador da modernidade literária a partir, pelo menos, do fim do século XIX, numa inovação que seria teorizada sistematicamente na dramaturgia do estranhamento de Bertolt Brecht, a rutura com este paradigma implica uma mudança radical não apenas do discurso antropológico veiculado pela literatura e da interpretação do seu papel como agente moral, mas também do discurso teológico por ela implícita ou explicitamente desenvolvido.

Com referência final à obra de duas escritoras símbolo desta evolução como Flannery O Connor e Clarice Lispector, focalizar-se-á o núcleo teológico da poética do estranhamento, de desativação da identificação empática com o protagonista: é através da intolerável, repugnante, deformidade (moral e estética) do ser humano que a redenção se manifesta como ocorrência, imprevisível e humanamente impossível, da Graça, como abismo incompreensível em que a transcendência se abre caminho, derrubando todo o raciocínio, toda a expetativa, toda a lógica. Porque a redenção é Graça, não Lei

Palavras-chave


Identificação. Estranhamento. Repugnância. Deformidade. Redenção. Poética. Aristóteles. Flannery O’Connor. Clarice Lispector

Texto completo:

PDF

Referências


ALIGHIERI, Dante – Opere. A cura di Manfredi Porena e Mario Pazzaglia. Bologna,

Zanichelli, 1966.

ARIOSTO, Ludovico. Orlando furioso. 1516. Tr. Port. PERIQUITO, Margarida –

Lisboa: Cavalo de Ferro 2007. ISBN 978-989-623-067-8

ARNOLD, Matthew - The Study of Poetry (1880). Introdução geral a The English Poets,

edited by T. H. Ward). Essays: English and American. Vol. XXVIII. The Harvard

Classics, edited by Charles W. Eliot. New York: P.F. Collier & Son, 1909-1914, pp.1-41.

ARISTÓTELES - Poética. Tr. port. VALENTE, A.M. 4ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste

Gulbenkian 2011. ISBN 9789723110777. Ed. grega: Aristotle’s Ars Poetica KASSEL,

R. [ed.]. Oxford: Clarendon Press, 1966. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3Atext%3A1999.01.0055%3Asection%3D1447a. (Consultado a 20.12.2019).

ASSMANN, Jan - Die Mosaische Unterscheidung: oder der Preis des Monotheismus.

München: C. Hanser Verlag, 2003. ISBN 978-3-446-23675-2.

AUERBACH, Erich. 1949. Mimesis: The Representation of Reality in Western Literature –

Fiftieth-Anniversary Edition. (Tr. ingl. Princeton: Princeton University Press 2003).

ISBN 978-0691113364.

BECKETT, Samuel - En attendant Godot (1952). Tr.port. VIEIRA MENDES, José Maria - À

espera de Godot. 6ª ed. Lisboa: Cotovia, 2013. ISBN 978-972-795-008-9.

BERGSON, Henri- Le rire: Essai sur la signification du comique (1940). 6ª ed. Paris: Presses. Universitaires de France, 1991. ISBN: 9782130439714.

BLOOM, Harold - The Anxiety of Influence (1973). 2ª ed. Oxford, New York: Oxford U.P.,

ISBN 978-0-19-511221-4.

BRECHT, Bertolt – Schriften zum Theater. Frankfurt/M: Suhrkamp 1957.

ISBN 3-518-01041-7. Tr.port. PAIS BRANDÃO, Fiama - Estudos sobre teatro. Rio de

Janeiro: Nova Fronteira 1978.

CARLYLE, Thomas – On Heroes, Hero-Worship, and the Heroic in History (1840). In:

SORENSEN, David R.; KINSER, Brent E. [ed.]. New Haven and London: Yale U.P.

ISBN 9780-300-14860-2, pp. 19-195.

DE MAN, Paul - Blindness and Insight. Essays in the Rhetoric of Contemporary Criticism

(1971). 2ª ed. Minneapolis /London: University of Minnesota Press, 1983. ISBN 081661135.

DE MAN, Paul - The Concept of Irony, in Id. Aesthetic Ideology. Minneapolis/London:

University of Minnesota Press 1996, pp. 163-164, ISBN 9780816622047.

DOMENACH, Jean-Marie – Le retour du tragique. Paris: Seuil, 1967. ISBN 2-02- 000614-6.

ELIOT, Thomas S. – The Idea of a Christian Society. London: Faber and Faber, 1939.

ELIOT, Thomas S. - Notes Towards the Definition of Culture. London: Faber and Faber, 1948.

FREUD, Sigmund -Das Unheimliche (1919). In. Id., Gesammelte Werke. FREUD, Anna [et

al.] [ed.] (1996). 7ª ed. 2007 Frankfurt/Main: Fischer Taschenbuch-Verlag. Bd. XII, Werke aus den Jahren 1917-1920. pp. 227-278. ISBN 978-3-10-022713-3.

FRIED, Michael – Art and Objecthood (1967). In: Id., ART and OBJECTHOOD. Essays and Reviews. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1998. ISBN 9780226263199, pp. 148-172.

GIRARD, René - Mensonge romantique et vérité romanesque. 1961. Paris: Arthème

Fayard/Pluriel 2010. ISBN 978-2-8185-0144-3.

GIRARD, René - La violence et le sacré. 1972. Paris: Arthème Fayard/Pluriel 2010. ISBN 978-2-8185-0206-8.

GIRARD, René - La route antique des hommes pervers. 1985. Paris: Grasset et Frasquelle. Tr. it. GIARDINO, C. - L’antica via degli empi. 2ª ed. Milano: Adelphi. ISBN 978-88-459-1023-4.

GREENBERG, Clement – Avantgarde and Kitsch (1939). In: Id. - Art and Culture: Critical

Essays. Boston: Beacon Press 1989. ISBN 978-0-870-6681-2., pp. 3-21. Tr.port. FIGUEIREDO, João - Vanguarda e Kitsch. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2018. ISBN 978-989-8928-02-3.

HEGEL, Wilhelm Friedrich - WERKE in 20 Bänden. Auf der Grundlage der Werke von

-1845 neue Ausgabe. Taschenbuch Ausg. 1986 Frankfurt/M: Suhrkamp, 1970.

PHÄNOMENOLOGIE (1807) - Phänomenologie des Geistes (Bd.3, 1991). ISBN 3-518-28203-4 ÄSTHETIK (1836-1838) - Vorlesungen über die Ästhetik (B.de 13-14-15 - 1990, 1992, 1993). ISBN 3-518-09718-0/ 3-518-28214-X / 3-518-28215-8.

HEIDEGGER, Martin – Sein und Zeit (Ser e tempo) (1927). 16ª ed. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1986. ISBN 3484701226.

HEIDEGGER, Martin - Nur noch ein Gott kann uns retten. Entrevista à revista alemã Der Spiegel (23 .09.1966) publicada no nr. 23/1976 (31.05.1976), pp.193–219. Acessível em: https://bublitz.org/wp-content/uploads/2018/03/Heidegger-Spiegel-31-05-1976.pdf. (Consultado a 20.12.2019).

HORÁCIO - Arte poética. In: Id. - Tutte le opere. Tr., intr. e note de E. Cetrangolo. Milano:

Sansoni Editore, 1993. ISBN 88-450-4938-8, pp. 529-553.

JAEGER Werner – Paideia: A formação do Homem Grego (1933-1947). Tr. port. de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KANT, Immanuel – Kritik der praktischen Vernunft (1788). Theorie-Werkausgabe Immanuel

KANT, Immanuel. WEISCHEDEL, W. [ed.] (1968). 6ª ed. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1981. Vol. VII, pp.103-302. ISBN 3518076566.

KANT, Immanuel - Über den Gemeinspruch: Das mag in der Theorie richtig sein, taugt aber nicht für die Praxis (1793) Theorie-Werkausgabe cit. Vol. XI, pp. 125-172. ISBN 9783518277928. (tr.port. MORÃO, Artur - Sobre a expressão corrente: Isto pode ser correcto na teoria, mas nada vale na prática (1793). Acessível em http://www.lusosofia.net/textos/kant_immanuel_correcto_na_teoria.pdf (Consultado a 05.12.2019).

KEATS, John - The Complete Poetical Works of Keats. SCUDDER, H.E. [ed.]. Cambridge

Edition. Boston / New York: Houghton, Mifflin and Company, 1899.

KUNDERA, Milan - L’art du roman. Paris: Gallimard, 1986. ISBN 978-2-07-032801-7.

LISPECTOR, Clarice - A paixão segundo G.H. Lisboa: 2ª ed. Lisboa: Relógio d’Água, 2013.

ISBN 978-972-708-563-7.

MENDONÇA, José Tolentino - A noite abre os meus olhos [poesia reunida]. 2006. 3ª ed.

Lisboa: Assírio & Alvim, 2014. ISBN 978 – 972- 37- 1789-1

MOREL, Philippe – Les grotesques: Les figures de l’imaginaire dans la peinture italienne de la fin de la Renaissance. Paris: Flammarion, 1997. ISBN 2-08-012639-3.

NIETZSCHE, Friedrich - Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik (1872/1886).

Bd. I. In: Id. Sämtliche Werke. COLLI, Giorgio e MONTINARI, Mazzino [ed.]. Berlin /New York: De Gruyter, 1967-1977 (Deutscher Taschenbuch Verlag, München 1980). ISBN dtv 3-423-05977-X.

NIETZSCHE, Friedrich - Zur Genealogie de Moral: Ein Streitscrift (1887). Bd. V. Sämtliche Werke. Tr. port. DE SOUZA, Paulo César. São Paulo: Companhia das Letras 2007. ISBN 978-85-7164-823-4.

NUSSBAUM, Martha - Cultivating Humanity: A Classical Defense of Reform in Liberal Education. Cambridge (Mass.), London (England): Harvard University Press,1997. ISBN 978-067417949.

O’CONNOR, Flannery – Collected Works. Sally Fitzgerald [ed.]. New York: The Library of America, 1988. ISBN 978-0-940450-37-0

O’CONNOR, Flannery A Good Man is Hard to Find. 1955. Ib., p.133- 327.

O’CONNOR, Flannery The Violent Bear It Away. 1960. Ib., p.329- 479.

O’CONNOR, Flannery Everything that Rises Must Converge. 1965. Ib., p. 481-695 (tr. port. CASANOVA, Rogério: Tudo O Que Sobe Tem de Convergir. Lisboa: Relógio d’Água, 2015. ISBN 978-989-6411-561-7).

CASANOVA, Rogério 1957- A Fiction Writer and His Country. Ib., 801-806.

CASANOVA, Rogério 1957b - The Church and Fiction Writer. Ib., p. 807-812.

CASANOVA, Rogério 1960 - Some Aspects of the Grotesque in Southern Fiction. Ib., p. 813-821.

CASANOVA, Rogério 1961 - Introduction to A Memoir of Mary Ann. Ib., p. 822-831.

CASANOVA, Rogério 1962 - The regional writer. Ib., p.843-848.

CASANOVA, Rogério 1963 - The Catholic Novelist in the Protestant South. Ib., p. 853- 864.

PLATÃO - República. Tr. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste

Gulbenkian, 1972. ISBN 972-665-126-3.

PLATÃO - Fedro. Tr. e notas Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

ISBN 972-665-126-3.

RICOEUR, Paul - Philosophie de la volonté 2: Finitude et culpabilité. 1960. Paris: Aubier

ISBN 2-7007-3103-4.

SARSFIELD CABRAL, Maria Luiza – Manter a distância: A dimensão religiosa na obra de Agustina Bessa- Luís. Dissertação de Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa, Época Contemporânea, apresentada à universidade Nova de Lisboa, 1993 (manuscrito).

SHKLOVSKY, Viktor – Art as Device (1917), in Theory of Prose (1929). Acessível em:

https://warwick.ac.uk/fac/arts/english/currentstudents/undergraduate/modules/fulllist/first/en122/lecturelist-2015-16-2/shklovsky.pdf (Consultado a 20.12.2019)

SNELL, Bruno - Die Entdeckung des Geistes: Studien zur Entstehung des europäischen

Denkens bei den Griechen (1946). Tr. it. La cultura greca e le origini del pensiero europeo. 4ª ed. Torino: Einaudi 1963.

TAYLOR, Charles, Sources of the Self: The Making of the Modern Identity. Cambridge:

Harvard University Press, 1989.

TRILLING, Lionel – Sincerity and Authenticity. Cambridge (Mass.), London (England):

Harvard U.P, 1972. ISBN 0-74-80861-4.

WITTGENSTEIN, Ludwig – Philosophische Untersuchungen (1953/1958/ 1971). Werkausgabe Bd I. Frankfurt/M.: Suhrkamp 1984. ISBN 3518099884. Tr. port. LOURENÇO, M.S. - Investigações filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. ISBN 978-972-31-0383-0.

WORDSWORTH, William Lyrical Ballads with Other Poems. 2ª Ed. Bristol: T.N. Longman

and O. Rees 1800.

JEßING, Benedikt - Wertherfieber. In: Benedikt Jeßing, Bernd Lutz, Inge Wild (eds.),

Metzler Goethe Lexikon. Personen – Sachen – Begriffe. 2. Auflage, Stuttgart/

Weimar 2004. ISBN: 3476020169, p.471.




DOI: https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p51-116

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Filiada:

Apoio:


Teoliteraria está indexada em:

     

    

  

                         

 

 

 

 

 

Presença da Teoliteraria em Bibliotecas no exterior:

 

                         
                               
            
                        
                       
              
                              
                                          
                       
                
                             

 

           

  

 



  

     
 Está obra está licenciada sobre uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.