Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática: relações e implicações dos estudos de Shulman

JANAINA PINHEIRO VECE, EDDA CURI

Resumo


Pretende-se divulgar reflexões originárias da dissertação[1] de mestrado, defendida em 2010 na UNICSUL[2]. Desenvolvida num contexto de formação continuada, a pesquisa de natureza qualitativa, se enquadra aos propósitos de investigação da análise de conteúdo. Os instrumentos escritos foram analisados à luz dos estudos que versam sobre a importância da tríade do conhecimento didático, curricular e do conteúdo na formação docente e dos estudos acerca da Resolução de Problemas. Os dados revelam que as relações e implicações acerca da Resolução de Problemas e a triangulação do conhecimento, concentram-se em apresentar aos Educadores Matemáticos que o ensino através da Resolução de Problemas chegou ao discurso desses professores, no entanto, temos avante um longo caminho entre o discurso reproduzido e o discurso apropriado.


[1] Título da dissertação: “Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática”

[2] UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: