Avaliação externa de Matemática: saberes e dificuldades revelados por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

ELIANE MATHEUS PLAZA, EDDA CURI

Resumo


Este artigo apresenta alguns saberes e dificuldades em Matemática, revelados por uma amostra de 23 alunos, da 4ªsérie/5ºano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, ao realizarem a Prova da Cidade/2009. Para este estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo no sentido de interpretar as respostas construídas pelos alunos. A análise dos dados indicou que os alunos apresentaram pouco domínio no uso do sistema de numeração decimal, na compreensão e resolução de problemas do campo aditivo e nos procedimentos das operações para o cálculo. Apontou para a necessidade de mudanças urgentes nas propostas de trabalho e práticas de ensino, o que permitiu inferir a urgência das ações de formação de professores que atuam nas séries iniciais, especificamente no ensino da Matemática.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: