Teorias da didática da matemática e o ensino de física

CINTIA AP. BENTO DOS SANTOS, EDDA CURI

Resumo


Este artigo pretende apresentar nossa pesquisa de Doutorado, pesquisa esta que teve por objetivo investigar as potencialidades e as limitações que o domínio de conhecimentos matemáticos, aliado a transformabilidade dos registros de representação semiótica gera para a aprendizagem de Física. A coleta de dados obedeceu a um método misto, em uma primeira etapa quantitativa elaboramos o panorama da formação de professores que ensinam Física no Ensino Médio no Brasil e uma segunda etapa da pesquisa qualitativa para análise da pesquisa de campo. Os resultados revelam dificuldades de mobilização de conteúdos matemáticos na resolução de tarefas de Física e que grande parcela dos professores que ministram a disciplina de Física no Ensino Médio não tem formação adequada para tal.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: