Estudo dos processos de transnumeração mediados pela utilização de uma tecnologia

JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO, CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR

Resumo


Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar passos iniciais de uma investigação de doutorado em andamento, que tem como foco identificar e analisar os processos de Transnumeração mediados pela utilização de uma tecnologia digital. O artigo traz considerações acerca do pensamento estatístico e uma discussão de seu desenvolvimento mediado por um ambiente tecnológico e de aspectos relacionados à Transnumeração. Apontamos para pressupostos da Engenharia Didática como aporte metodológico para a realização da pesquisa, que prevê aplicação sequências de atividades. As análises, ainda introdutórias, apontam para a possibilidade que o estudo tem de trazer resultados promissores, quanto ao suporte das tecnologias digitais à construção do pensamento estatístico e, por consequência, aos processos de Transnumeração.

Palavras-chave: Processos de Transnumeração; Pensamento Estatístico; Tecnologia Digital.

Abstract

This article aims to present initial steps of an ongoing doctoral investigation, which focuses on identifying and analyzing Transnumeration processes mediated using a digital technology. The article presents considerations about statistical thinking and a discussion of its development mediated by a technological environment and aspects related to Transnumeration. We point to the assumptions of Didactic Engineering as a methodological contribution to the research, which provides for the application sequences of activities. The analyses, still introductory, point to the possibility that the study must bring promising results, regarding the support of digital technologies to the construction of statistical thinking and, consequently, to Transnumeration processes.

Keywords: Transnumeration Processes; Statistical Thinking; Digital Technology


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p25-34

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.