Uma proposta de articulação entre teoria e prática no estudo da integral definida

JANINE FREITAS MOTA, CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR

Resumo


Resumo

Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento, cujo objetivo é de desenvolver uma alternativa pedagógica e tecnologógica, que contemple aspectos do Pensamento Matemático Avançado, bem como, aplicações, aprimoramento do conhecimento e do significado da Integral Definida, em contextos intramatemáticos e extramatemáticos, em cursos de Matemática. Neste recorte, apresentamos o percurso de nossa investigação, abordando, inicialmente, os aspectos relacionados às dificuldades na aprendizagem do Cálculo Integral, em particular, da Integral Definida. Ainda, destacamos que a exploração de aplicações desse conteúdo, em distintas áreas, é considerada como uma possibilidade para o seu ensino e para sua aprendizagem. Aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos são apresentados, como orientadores do planejamento da estratégia pedagógica. É destacado um exemplo de aplicação teórico-prática, na perspectiva de melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem desse tópico.

Palavras-chave: Integral Definida; Conexões Intramatemáticas; Conexões Extramatemáticas; Educação Matemática no Ensino Superior.

Abstract

This work is an doctoral thesis excerpt, under development, whose objective is to construct a pedagogical and technological alternative that contemplates Advanced Mathematical Thinking aspects and applications, improvement of knowledge and the meaning of the Definite Integral, in intramathematical and extramathematical contexts, inside the  mathematical programs. In this excerpt, it is presented the research way, initially approaching the aspects related to the learning disabilities in Integral Calculus, particularly Definite Integral. Still, it is emphasized that the exploitation of applications of this content, in different areas, is considered as a possibility for its teaching and learning. Theoretical, methodological and technological aspects are presented as guide of pedagogical strategy planning. An example of theoretical-practical application is highlighted, with a view to improving the quality of teaching and learning on this topic.

Keywords: Definite Integral; Intramathematics Connections; Extramathematcal Connections; Mathematics Learning in Higher Education

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p12-24

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.