A contribuição da Khan Academy para o conhecimento matemático de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-TDAH

ALEXANDRE MATIAS RUSSO, CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR

Resumo


Resumo

Este artigo é parte de um trabalho de dissertação de Mestrado. O objetivo da pesquisa foi verificar a contribuição da plataforma Khan Academy - KA para a aprendizagem da Matemática de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Neste artigo apresentamos a visão de alguns especialistas sobre esse tema e algumas indicações sobre procedimentos que professores, que tenham alunos com este diagnóstico, podem adotar em sua prática docente. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do Ensino Médio e diagnosticados com TDAH. Descrevemos uma atividade realizada por um aluno e concluímos que as interações com a plataforma, permitiram resgatar, compreender e aprimorar os temas estudados e contribuíram para a aprendizagem desses escolares e para o aprimoramento dos conteúdos propostos.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH; Khan Academy; Educação Inclusiva; Educação Matemática.

Abstract

This article is part of a Master's dissertation work. The aim of this research was to verify the contribution of the Khan Academy - KA platform to the learning of mathematics of students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD. In this article we present the view of some experts on this topic and some indications about procedures that teachers, who have students with this diagnosis, can adopt in their teaching practice. The subjects of this research were high school students diagnosed with ADHD. We describe an activity performed by a student and conclude that the interactions with the platform, allowed to rescue, understand and improve the themes studied and contributed to the learning of these students and to the improvement of the proposed contents.

Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD; Khan Academy; Inclusive Education; Mathematics Education. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p102-113

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.