Formas de utilização da lousa digital no ensino da matemática em turmas do Fundamental I

MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO, MARCO AURÉLIO KALINKE

Resumo


Resumo

Mediadas pelas Tecnologias Digitais novas possibilidades têm se aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam. O uso de novos recursos digitais, como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a Lousa Digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns. Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a Lousa Digital vem sendo utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para o ensino fundamental 1.

Palavras-chave: Educação matemática; Tecnologias digitais; Lousa digital.

Abstract

Mediated by Information and Communication Technologies (ICT), new forms of communication have expanded resulting in different ways of obtaining information , interfering with the way a person thinks, communicates and informs . So you begin to think about the use of new digital resources, a new way of construction of knowledge in the classroom. This article aims to present some considerations regarding an investigation, held in a master's thesis , on how to use the Digital whiteboard in Mathematics Teaching , showing some pedagogical practices caused by the use of this digital resource , being inserted in school environment.

Keywords: Mathematics Education; Information and Communication Technology; Digital Board. 

 


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: