Os significados geométricos mobilizados por estudantes ao criarem situações-problema

ANA KARINE DIAS CAIRES BRANDÃO, SADDO AG ALMOULOUD

Resumo


Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os significados mobilizados por estudantes ao criarem situações-problema associando entes geométricos às experiências vividas. O aporte teórico da Semiótica peirceana favoreceu a compreensão do raciocínio abdutivo e do pensamento diagramático para a elaboração dos procedimentos metodológicos que primou por uma intervenção de ensino pautada em três momentos: aplicação de um instrumento diagnóstico e de seis situações problemas e, uma palestra/aula. Os sujeitos pesquisados foram 26 estudantes da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior da Bahia, matriculados na disciplina Teorias e Tendências em Educação Matemática. Os resultados revelaram que quatro estudantes associaram o conceito de volume ao racionamento de água da cidade em que vivem,  produzindo significados que estão envoltos por mudanças de posturas de caráter ambiental, social, educativo, econômico e político.

Palavras-chave: Significados; Raciocínio abdutivo; Situações-problema; Geometria.

Abstract

This article aims to identify the meanings mobilized by students when creating problem situations associating geometric entities with the lived experiences. The theoretical contribution of the Peircean Semiotics favored the understanding of abductive reasoning and diagrammatic thinking for the elaboration of methodological procedures, which was preceded by a teaching intervention based on three moments: application of a diagnostic tool and six problem situations and a lecture / class. The subjects studied were 26 undergraduate students in Mathematics from a public university in the interior of Bahia, enrolled in the subject Theories and Trends in Mathematics Education. The results revealed that four students associated the concept of volume with the water rationing of the city in which they live, producing meanings that are surrounded by changes in environmental, social, educational, economic and political postures.

Keywords: Meanings; Abductive reasoning; Problem Situations; Geometry

 


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: