Indícios de representações sociais dos alunos do curso técnico de controle ambiental acerca da disciplina de estatística no cotidiano

ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA, CIBELE APARECIDA SANTOS ROSA, VERA LUCIA RANGEL DE SOUZA

Resumo


Resumo

A Estatística está presente no processo ensino/aprendizagem e é algo que requer atenção na construção de conhecimentos. Esse estudo preliminar permite refletir sobre os indícios de Representações Sociais que os alunos em formação no Ensino Médio de um curso técnico, de uma rede Federal de Ensino, têm acerca do ensino/aprendizagem de Estatística. Como objetivo específico, identificaram-se os possíveis indícios de representação acerca da aprendizagem. Fizeram parte do estudo, 41 alunos. Aplicou-se um questionário usando o software Excel para tabulação dos dados, e análise de conteúdo. A pesquisa quanti-qualitativa baseou-se na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici.

Palavras-chave: Aprendizagem; Estatística; Representações Sociais.

Abstract

Statistics is present in the teaching / learning process and it is something that requires attention in the construction of knowledge. This preliminary study allows reflecting on the indications of Social Representations that the High School students of a technical course of a Federal network of Education have about the teaching / learning of Statistics. As a specific objective, the possible signs of representation toward learning were identified. Forty-one students took part in the study. A questionnaire was applied using Excel software for data tabulation and content analysis. The quantitative and qualitative research was based on Serge Moscovici's Theory of Social Representations.

Keywords: Learning; Statistics; Social Representations. 

 


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: