Cálculo mental no Ensino Fundamental: Concepção dos professores que ensinam matemática

LILIAN CEILE MARCIANO, SADDO AG ALMOULOUD

Resumo


Resumo

O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento, que faz um estudo sobre os diferentes sentidos atribuídos ao cálculo mental e busca relacioná-los ao contexto histórico do ensino da matemática. No que se refere ao desenvolvimento da pesquisa, cabe destacar que esses diversos sentidos são relevantes uma vez que pretendemos investigar quais são as concepções que professores que ensinam matemática nos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental têm acerca do cálculo mental e seu ensino. Nos estudos preliminares realizados identificamos que as decisões que os professores tomam, ao longo do processo de ensino, estão determinadas por suas concepções sobre como se ensina e como se aprende determinados objetos do conhecimento; as perspectivas adotadas pelo professor refletem sua concepção sobre a natureza do conhecimento e sobre o objeto de ensino.

Palavras-chave: Cálculo mental; Formação de professores; Concepção de professores, Fundamental I.

Abstract

The following article is part of a Master’s dissertation currently in progress, which studies the different meanings attributed to mental calculation and seeks to relate them to the historical context of Mathematics teaching. In regard to the development of the research, it must be emphasized that these different meanings are relevant since we intend to investigate the conceptions that 4th and 5th grade teachers who teach Mathematics in Elementary School have of mental calculation and its teaching. In our preliminary studies, we have identified that the decisions made by the teachers throughout the teaching process are determined by their notions of how certain objects of knowledge are taught and learned; and that the perspectives adopted by the teachers reflect their conception of the nature of knowledge and of the object of teaching.

Keywords: Mental calculation; Teacher training; Teacher conception; Elementary school. 

 


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: