Importância da formação continuada para resignificar o conceito de natureza da ciência

ROSIANE RESENDE LEITE, MARIA DELOURDES MACIEL

Resumo


Resumo

A implementação de uma abordagem de ensino pautada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas aulas de Biologia normalmente não faz parte do cotidiano escolar. Isso se justifica pelas visões distorcidas que o professor de Biologia tem sobre a Ciência e suas relações com a Tecnologia e a Sociedade. Estas visões, normalmente são provenientes da sua prática escolar e a sua formação inicial. Analisamos neste trabalho uma questão, entre 13 questões extraídas do Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (COCTS), proposto por Manassero, Vázquez e Acevedo (2001) e Vázquez e Manassero (1998) e aplicadas a cinco professores em um curso de extensão, com vistas à formação continuada de professores de Biologia do Ensino Médio em Belo Horizonte em relação ao enfoque CTS/Natureza da Ciência e da Tecnologia (CNC&T). O objetivo deste trabalho é apresentar uma das questões aplicadas (pré-teste e pós-teste) e discutir sobre as compreensões dos professores acerca da Natureza da Ciência, pois questionário visava conhecer as concepções CTS/NC&T destes sujeitos.A partir da análise e de uma reflexão crítica sobre as respostas dadas pelos docentes no início da formação, ficou evidente que os professores apresentam visões ingênuas a respeito da Ciência e das relações CTS/NC&T, o que justifica a urgência da oferta de cursos de formação para o professorado da Educação Básica com vistas a mudar o quadro atual.

Palavras-chave: Análise das concepções dos professors; Ensino de ciências; Epistemologia; Natureza da ciência.

Abstract

The implementation of a teaching approach guided by a focus on Science, Technology and Society (STS) in Biology classes normally is not part of the school's routine. That's justified by the visions distorted that Biology teachers have about Science and it's relations with  the Technology and Society. That perspective normally comes from the teacher's school practice and their  initial formation. In this work we've analyzed, among thirteen questions extracted from the Questionnaire of Opinions on Science, Technology and Society (QOSTS), proposed by Vázquez and Manassero (1998); Manassero, Vázquez and Acevedo (2001). The questions were applied to five teachers in an extension course, aiming at the continuous formation of high school Biology teachers in Belo Horizonte focusing on STS/Nature of Science and Technology (NoS&T). The objective of this work is to present one of the applied questions (pre-test and post-test) and discuss the teacher's comprehension about of the Nature of Science, Because the questionnaire aimed to know the views on STS/NoS&T of these subjects. From the analysis and critical reflection on the answers given by the teachers at the beggining of formation, it became evident that they possess naive views on Science and the STS/NoS&T relations, which justifies the urgency to offer training courses to the Basic Education professoriate, aiming to change the current situation.

Keywords: Analysis of teacher's conceptions; Science teaching; Epistemology; Nature of Science.


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Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

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