Geometria esférica: um estudo da interposição entre Matemática e Astronomia

MILENKO SCHIAVETTI BASILIO KOVACEVIC

Resumo


Resumo

Este artigo trata do recorte da pesquisa em andamento, que tem por finalidade investigar os conhecimentos que são necessários para os estudos do conceito de Geometria Esférica e a sua interposição entre as disciplinas de Matemática e Astronomia, nos anos finais da Educação Básica. Sendo assim, busca-se responder a seguinte questão: Qual é a base do conhecimento para o ensino de Astronomia Posicional no 3º ano do Ensino Médio? Para responder a essa indagação, recorre-se a um estudo bibliográfico em produções textuais que contemplam a Astronomia Posicional no seu contexto histórico de origem. O referencial teórico pretendido para organização do objeto matemático baseia-se na Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1992). Sob esta ótica, os objetos têm inter-relações hierárquicas que permitem identificar as suas respetivas estruturas ecológicas na gênese de conceitos matemáticos apoiados na ideia de nicho, habitat, cadeia alimentar e ecossistema.

Palavras-Chave: Geometria Esférica; Astronomia Posicional; Organização Matemática; Organização Didática.

Abstract

This article treaties with the research still ongoing that aims to investigate the knowledge needed to study the concept of Spherical Geometry and its interposition between Mathematics and Astronomy in the final years of Basic Education. Thus, we try to answer the following question: What is the knowledge base for the teaching of Positional Astronomy in the 3rd year of High School? To answer this question, a bibliographic study is used in textual productions that contemplate Positional Astronomy in its historical context of origin. The theoretical framework for the organization of the mathematical object is based on Yves Chevallard's (1992) Anthropological Theory of Didactics. From this point of view, objects have hierarchical interrelations that allow their respective ecological structures to be identified in the genesis of mathematical concepts based on the idea of niche, habitat, food chain and ecosystem.

Keywords: Spherical Geometry; Positional Astronomy; Mathematical Organisation; Didactical Organization


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p2-15

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: