Estudo do currículo de um curso de pós-graduação lato sensu, com foco em habilidades e competências

JUAREZ MARQUES DE LACERDA, CARLOS FERNANDO DE ARAÚJO JUNIOR

Resumo


Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do currículo do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Automação Industrial (APAI), ofertado pelo CEFET/MG, sob a ótica das Habilidades e Competências (H&C), comparando o projeto pedagógico original com uma nova proposta. O objetivo do trabalho foi estudar as H&C em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) de 12 alunos do curso, e a metodologia consistiu no acompanhamento dos mesmos, tendo sido utilizados como instrumentos da coleta de dados: entrevistas, questionários, observações diretas, documentos relativos ao curso e avaliações diversas. Os resultados apresentados indicaram a validade da nova proposta curricular para o curso APAI, visto que desta forma será possível desenvolver conceitos em conformidade com uma nova visão.

Palavras-chave: Análise Curricular; Habilidades e Competências; Ensino de Pós-graduação Lato Sensu.

Abstract

This paper presents a study of the curriculum of the Post-graduation course in “Production Management and Industrial Automation”, offered by CEFET/MG, from the perspective of Skills and Competencies (S&C), comparing the original and a new proposal. The objective of this work is to study the S&C in Information and Communication´s Technologies (ICT), of 12 students of the course and the methodology was monitoring them and using as instruments of data collection, interviews, questionnaires, direct observations, documents relating to the course and several reviews. The results indicate the validity of the new proposal, since we can develop concepts in accordance with this new vision.

Keywords. Skills and Competencies, Professional Education, Curriculum

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: