A promoção da educação matemática crítica por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação

MARCIO BENNEMANN, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO

Resumo


Resumo

Trazemos, neste trabalho, uma síntese de nossa investigação relacionada à possibilidade de favorecermos o desenvolvimento de um ensino de Matemática pautado na filosofia da Educação Matemática Crítica (EMC), quando da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Adotando a pesquisa qualitativa na modalidade da pesquisa-ação, fizemos nossa coleta de dados junto a um grupo de professoras do sudoeste do Paraná, através de um curso de formação continuada. Desenvolvemos atividades matemáticas a partir de situações contextualizadas e relevantes ao contexto dos alunos de Ensino Fundamental II, nível de ensino em que atuam essas professoras. Utilizamos a planilha eletrônica Calc do BrOffice e o software GeoGebra, por serem recursos disponíveis em todos os Colégios Estaduais do Paraná. Exploramos, nos conteúdos abordados, aspectos que dificilmente seriam tratados via papel e lápis, como as múltiplas representações e as simulações. Com esse enfoque procuramos desenvolver um olhar crítico em relação ao papel sociopolítico da Matemática, discutindo sua capacidade de formatação social. A análise dos dados, ainda em caráter preliminar, nos mostra que o emprego de atividades matemáticas fundamentadas na filosofia da EMC, numa perspectiva investigativa, é favorecido pelo uso das TIC. Observamos, ainda, uma mudança de postura em relação à Matemática. As professoras passaram a analisar suas práticas didáticas à procura de indícios de EMC.

Palavras-chave: educação matemática crítica; educação matemática; tecnologias de informação e comunicação.

Abstract

In the present work we bring a synthesis of our investigation related to the possibility of favoring the development of Mathematics teaching grounded on the philosophy of Critical Mathematics Education (EMC) when using Technologies of Information and Communication(TIC). By adopting qualitative research with focus on action research we collected data from a group of teachers attending  a continuing education course in southwestern Parana. We developed mathematical activities from contextualized situations that were relevant to the context of students in ‘Ensino Fundamental II’, the teaching level in which those teachers work. We used the electronic spreadsheet Calc from BrOffice and the software GeoGebra for they are available resources in all state schools in Parana. In the studied contents we explored aspects that would hardly be developed via paper and pencil, such as multiple representations and simulations. With that in mind we tried to look critically into the social and political role of Mathematics and discussed its social formatting ability. The data analysis, yet preliminary, shows us that the use of mathematical activities gounded on EMC philosophy, under investigative perspective, is favored by the use of TICs. We can even notice some change in the behavior towards Mathematics. The teachers started to analyze their teaching practice in search of EMC indications.

Keywords: critical mathematics education; mathematics education; technologies of information and communication.


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