Um panorama de proposições teóricas sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall

MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA ALMEIDA, SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI

Resumo


Resumo

No presente artigo apresento a proposta de minha pesquisa de Mestrado no âmbito do Programa de Estudo Pós-graduado em Educação Matemática da PUC-SP. Trata-se de uma pesquisa teórica, inserida no campo da Educação Matemática no Ensino Superior, que visa a organização de um panorama, segundo Lorenzato e Fiorentini, de proposições teóricas sobre a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, de artigos de autoria (ou com a colaboração) do pesquisador inglês David Tall, da Universidade de Warwick. O objetivo da pesquisa é o de realizar sínteses de resultados relevantes e evidenciar construtos teóricos apresentados em artigos desse pesquisador com o intuito de contribuir com a análise de dificuldades  do ensino e aprendizagem de conceitos do Cálculo Diferencial e Integral, em especial os conceitos de função, número real e limite. A fonte de dados do projeto de pesquisa é o sítio acadêmico do pesquisador inglês, o qual possui um amplo acervo dos artigos produzidos. No presente artigo exponho o objeto de estudo, os objetivos e a relevância do projeto de pesquisa. Além disso, trago os resultados de um levantamento de dissertações e teses no banco da CAPES e exponho a ficha de leitura utilizada na coleta desses dados. Por fim, indico passos a serem executados para alcançar o objetivo pretendido

Palavras-chave: limites; ensino de cálculo; conceito imagem e conceito definição.

Abstract

This article aims at presenting a proposal of a Master’s degree research under the Program of Graduate Studies of Mathematics Education at PUC-SP. It is a theoretical research, in the context of Mathematics Education in undergraduate courses, which the objective is to organize a proposition outline on the learning of  Differential and Integral Calculus through the reading of articles written by the English research David Tall. The purpose of this research is to summarize the results and prove the theoretical constructs presented in Tall’s articles in order to contribute to the analysis of the difficulties on the teaching and learning of concepts of Differential and Integral Calculus. The source of information is the academic website of the English researcher, in which one can find a variety of written articles, divided into seventeen sections.  The object of study, purposes and relevance of this research project are exposed in this article. Furthermore, the results obtained through a survey in the CAPES Thesis Database and the reading files used in data acquisition are also exposed. Finally, we have reflected on the next steps towards fulfilling the aim of this research project.

Keywords: limits; teaching of calculus; concept image and concept definition.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: