Atividade de construção do instrumento “quadrante num quarto de círculo” e o Pensamento Matemático Avançado

WILSON MONTEIRO, FUMIKAZU SAITO

Resumo


Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado acadêmico em educação matemática que está em fase de finalização. Nele buscamos apresentar alguns processos do Pensamento Matemático Avançado exigidos que podem ser desenvolvidos pelos participantes nas ações e operações solicitadas por uma atividade que articula história e ensino de matemática, elaborada a partir de um documento histórico intitulado Del modo di misurare (1564). O conhecimento matemático não é abordado nesta atividade como objeto, mas sim como ferramenta, o que nos remeteu a seguinte indagação: que contribuições trazem esse tipo de abordagem?  Para responder a esse questionamento utilizamos o aporte teórico Pensamento Matemático Avançado e a metodologia de análise foi estruturada com base na análise de conteúdo

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: