O Ensino de Funções através da Resolução de Problemas na Educação de Jovens e Adultos

REGINALDO BOTELHO FERREIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO

Resumo


O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o Ensino de Funções através da Resolução de Problemas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pergunta que orientou a pesquisa foi: como a metodologia de ensino através da Resolução de Problemas ligados ao cotidiano do aluno pode ser utilizada no ensino de funções na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa e os métodos adotados foram a observação participante, a pesquisa-ação e a análise documental de problemas elaborados e resolvidos pelos alunos a partir de sua vivência. Os alunos participantes criaram problemas baseados em suas vivencias pessoais e, com a ajuda do professor/pesquisador, desenvolveram estudos sobre funções. Os alunos construíram relações e compreensões com sua vida cotidiana, permitindo uma melhor interpretação e análise crítica acerca dessa realidade.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficha Catalográfica
 

Revista de Produção Discente em Educação Matemática.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (2012)- . -- São Paulo : PUC-SP, 2012- .

Semestral
ISSN 2238-8044

https://revistas.pucsp.br/pdemat

I. Matemática - Estudo e ensino

CDD 510.7

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

 
 
 Indexadores: