Desafios do distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19: Um relato de experiências de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e de um centro-dia para idosos

Danielle Alessandra Barbosa, Meury Tatiane Duarte Schneider, Evany Bettine de Almeida, Thais Bento Lima da Silva

Resumo


Este estudo de caso investigou 25 familiares de pessoas idosas institucionalizadas em ILPI ou frequentadoras de Centro-dia. Objetivou-se traçar o perfil dos frequentadores e de seus familiares e retratar a percepção destes familiares sobre as adequações, a comunicação e os cuidados preventivos adotados pelas instituições durante a pandemia da Covid-19. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados, divididos em questões sociodemográficas a respeito da pessoa idosa e de seu responsável. Pôde-se concluir que, na visão dos familiares entrevistados, os ambientes foram considerados muito seguros e protegidos, e que as medidas tomadas pelas instituições foram eficientes. Os familiares demonstraram, ainda na pesquisa, sua satisfação em relação ao atendimento dos profissionais.

Palavras-chave


Idosos; Covid-19; ILPI; Centro-dia; Estudo de caso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p319-342

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.