As Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPIs) da cidade de Hortolândia, SP, diante dos cuidados ao(à) idoso(a) em período de quarentena frente à Covid-19

Maria José dos Santos, Ana Paula Mota de Freitas Pequeno, Evany Bettine de Almeida, Thais Bento Lima da Silva

Resumo


Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, que tem por objetivo apresentar as Instituições de Longa Permanência da cidade de Hortolândia, estado de São Paulo, Brasil, trazendo à reflexão, a importância dos cuidados com o(a) idoso(a) institucionalizado(a), em tempos de pandemia em casas de repouso (ILPIs). Apresenta-se, nesse sentido, a importância da educação nos currículos mínimos para a compreensão do Envelhecimento, buscando-se a compreensão sobre os acolhimentos nas ILPIs, cujas estruturas ainda não colaboram para uma moradia com os padrões adotados pela vigilância sanitária. Evidencia-se a importância do profissional do Serviço Social ligado à Gerontologia, para um melhor acolhimento dentro das instituições de longa permanência. A falta da priorização das Políticas Públicas para o público idoso chega ao entendimento de que nosso país tem um sistema que não vem colaborando adequadamente com a educação e a orientação da população para o desenvolvimento humano. A Lei 10.743 de 2003 postula que o processo do envelhecimento é direito de todos. No entanto, os próprios governantes fazem da Constituição cidadã de 1988 um marco de desigualdades sociais e do descumprimento das Leis, deflagrando, assim, um desmonte das Políticas Públicas. As casas de repouso são alternativas de moradia para muitos que não conseguem mais se manter no seio familiar ou não têm condições de manter seu próprio sustento. Estas são situações que precisam de profissionais qualificados na área do Envelhecimento Humano para a compreensão da história de vida de cada pessoa idosa, no sentido de atuarem de modo competente e humano.

Palavras-chave


ILPIs; Covid-19; Políticas Públicas; Hortolândia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p259-279

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.