Espiritualidade e religiosidade como estratégias de enfrentamento do idoso no distanciamento social devido à pandemia de COVID-19

Thelma Miryam de Souza Mathiazen, Evany Bettine de Almeida, Thais Bento Lima da Silva

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar a possível relação entre a espiritualidade e a religiosidade como estratégias de enfrentamento da pessoa idosa no distanciamento social devido à pandemia da Covid-19. Pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quanti e qualitativa. A amostra foi constituída por 75 idosos e foi utilizado questionário semiestruturado, no formato eletrônico. Os resultados permitem relacionar a espiritualidade e a religiosidade dos idosos participantes como estratégias de enfrentamento no distanciamento social. A espiritualidade e a religiosidade dos idosos podem ser estimuladas, desde que respeitadas suas crenças e individualidades, contribuindo para minimizar possíveis efeitos adversos na sua saúde mental, decorrentes do distanciamento social, comprometendo seu bem-estar.

Palavras-chave


Espiritualidade; Religiosidade; Idosos; Enfrentamento; Covid-19; Bem-estar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p237-258

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.