Plano de gestão gerontológica em uma seguradora de saúde: Um relato de experiência da atuação de uma equipe interprofissional em um atendimento domiciliar

Tania Mara Mazurok, Evany Bettine de Almeida, Thais Bento Lima da Silva

Resumo


O termo Assistência Domiciliar, “nome genérico dado a qualquer serviço de saúde realizado no domicílio do paciente por profissional habilitado” (NEAD, 2006), emergiu como proposta de desospitalização decorrente do aumento no número de pacientes com indicação de seguimento do tratamento extra-hospitalares. Consiste em “um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas, desenvolvidas em domicílio” (RDC n.º 11, ANVISA) e realizado por “profissionais que compõem a equipe técnica da atenção domiciliar, com a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial ao paciente, em seu domicílio” (RDC n.º 11, ANVISA). No artigo, será apresentada intervenção da equipe interdisciplinar de uma seguradora de saúde em conjunto com o prestador de atendimento domiciliar a uma paciente idosa portadora de doenças crônicas.

Palavras-chave


Idoso; Atenção domiciliar; Equipe interdisciplinar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p95-115

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.