Uma Análise Histórica Do Filme Einstein E Eddington: Possíveis Contribuições Para O Ensino De Física

Ricardo Capiberibe Nunes, Wivirkins Nogueira Marciel, Wellington Pereira de Queirós, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha

Resumo


Resumo

Uma obra semificcional é aquela que utiliza personagens e fatos históricos, envolvendo elementos de ficção. Nessa pesquisa, mostramos, a partir do filme Einstein e Eddigton, como essas obras podem ser usadas no ensino de ciências para fomentar discussões sobre a natureza da ciência bem como desenvolver o espírito questionador sobre as narrativas populares e sensos comuns. Assim, parte dessa pesquisa consiste de uma análise documental, em que foi utilizado estudos sobre a história da teoria da relatividade para analisar o filme, revelando alguns anacronismos sobre a relatividade, a mistificação do cientista Albert Einstein e algumas visões distorcidas da natureza do conhecimento científico. Ao final, mostramos como é possível transformar o filme em um recurso didático. Nessa direção, sugerimos algumas atividades pedagógicas de como utilizar o filme analisado como estratégia de ensino de física.

Palavras-chave: Ensino de Física, Filmes, História da Ciência, Teoria da Relatividade.

Abstract

A semi fictional work is one that uses characters and historical facts, involving elements of fiction. In this research, we show, from the work Einstein and Eddigton, how these works can be used in science teaching to foster discussions about the nature of science as well as to develop the questioning spirit about popular narratives and common senses. Thus, part of this research consists of a documentary analysis, in which studies on the history of the theory of relativity were used to analyze the film, revealing some anachronisms about relativity, the mystification of the scientist Albert Einstein and some distorted views of the nature of scientific knowledge. At the end, we show how it is possible to transform the film into a didactic resource. In this direction, we suggest some pedagogical activities on how to use the analyzed film as a strategy for teaching physics.

Keywords: Teaching Physics, Movies, History of Science, Theory of Relativity.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p162-185-161

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM