A incorporação da História da Ciência no Ensino para a discussão dos raios-x na Educação Básica

Lucas Peres Guimarães

Resumo


Resumo

Esse trabalho tem como principal objetivo incorporar a abordagem da história da ciência no ensino dos raios-x no 8º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Volta Redonda (RJ). Para isso, foi construída uma estratégia didática que foi dividida em dois momentos, totalizando duas aulas de cinquenta minutos. O primeiro momento tem como principal objetivo incorporar aspectos da história da ciência, como fio condutor do ensino dos raios-x, ressaltando aspectos sociais e culturais que a inserção dessa descoberta resultou para a sociedade da época e também para a atual. No segundo momento foi trabalhado no laboratório de ciências, com o modelo anatômico do esqueleto, um “raio-x” com papel de seda preto e a câmera do celular dos alunos, e em seguida eles fizeram uma legenda para a foto, e divulgaram em suas redes sociais. Durante a estratégia com os discentes foram colhidas as ideias prévias que estes possuíam sobre o raios-x demonstrado o contexto e as pessoas envolvidas. O uso dessa proposta didática demonstrou ser favorável a um ambiente para proporcionar a criação de hipóteses e de questionamento por parte dos educandos, demonstrando ser possível a incorporação da História da Ciência no Ensino resultando em aulas de ciências com uma maior criticidade na escola pública.

Palavras-chave: Raios-x. História da Ciência. Ensino de Ciências.

Abstract

The main objective of this work is to incorporate the approach to the history of science in the teaching of X-rays in the 8th grade of elementary school in a municipal school in Volta Redonda (RJ). For this, a didactic strategy was built that was divided in two moments, totaling two classes of fifty minutes. The first moment has as main objective to incorporate aspects of the history of science as a conductor thread of the teaching of X-rays, highlighting social and cultural aspects that the insertion of this "discovery" resulted for the society of the time and also for today. In the second moment, a "x-ray" with black silk paper and the camera of the students' cell phones was worked on in the science laboratory, and then they made a subtitle for the photo, and disseminated it in their social networks. During the strategy with the students the previous ideas they had about the x-ray demonstrated the context and the people involved. The use of this didactic proposal proved to be favorable to an environment to provide the creation of hypotheses and questioning on the part of the students, demonstrating that it is possible to incorporate the History of Science in Education resulting in science classes with greater criticality in public school.

Keywords: X-rays. History of Science. Teaching of Science.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p148-161-137

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM