
Contribuições da História da Ciência na Educação têm sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, têm sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país. Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino apenas começaram a ser delineadas. Um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, buscando incrementar esse diálogo, os editores deste periódico esperam trazer ao leitor material que contribua para estimular e aprofundar reflexões e discussões, bem como elaboração de novas propostas de interação entre História da Ciência e Ensino para sala de aula.
Indexada em: Latindex; Sumários de Revistas Brasileiras
v. 22 (2020)
Sumário
Editorial
Deividi Marcio Marques & Maria Helena Roxo Beltran |
1-2
|
História da Ciência e Ensino
Letícia do Prado, Lucas de Melo Trentin
|
3-28
|
Anelise Grünfeld de Luca, Gabriel Cristiano Walz
|
29-46
|
Tópicos de História da Ciência
Eduardo Simões
|
47-66
|
Saulo Cezar Seiffert Santos, Márcia Borin da Cunha
|
67-85
|
FRANCISCO DE ASSIS LIMA DE SOUSA JUNIOR
|
86-100
|
Diogo Jorge Melo, Rita de Cássia Tardin Cassab
|
101-123
|
Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy, Wellington Pereira Queirós
|
124-147
|
História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Lucas Peres Guimarães
|
148-161
|
Uma Análise Histórica Do Filme Einstein E Eddington: Possíveis Contribuições Para O Ensino De Física
Ricardo Capiberibe Nunes, Wivirkins Nogueira Marciel, Wellington Pereira de Queirós, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
|
162-185
|