A revista Ensino da Matemática em Debate, revista on line, desde 2020, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, com regularidade quadrimestal. Ela tem por objetivo abrir um espaço de comunicação do Programa com os professores de Matemática do Ensino Básico e Superior. É pretendido divulgar análises, discussões, pesquisas, relatos de experiência que contribuam com a prática docente do professor do Ensino Básico. E reserva um cantinho desse espaço para divulgar fatos do PEPG da PUC-SP para os professores e alunos do curso, de mestrado e doutorado, em Educação Matemática da PUC/SP.
Nessa revista serão acolhidos artigos, resultados de pesquisa e ou relatos de experiências, sobre abordagens de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Básico; sobre dificuldades de aprendizagem; sobre formação de professores de Matemática; sobre gestão de sala de aula, sobre políticas públicas para a Educação, e temas correlatos. Há espaço reservado à discussão de temas da atualidade como exames nacionais de avaliação, interdisciplinaridade e ensino da Matemática, uso de novas tecnologias, e outros dessa natureza.
Está prevista a divulgação de resenhas de livros, de artigos, softwares ou outros materiais de interesse do Programa, e trabalhos de conclusão de cursos, bem como de projetos de iniciação científica dos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.
Serão aceitos produções de convidados.
A seleção de artigos e ou relatos de experiência faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas do Comitê Científico ou ad hoc. Os pareceres serão enviados aos autores.
Comitê Editorial
v. 7, n. 3 (2020): v.7, n. 3
Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.
Sumário
Editorial
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira de Almeida |
I-VIII
|
Artigos
Denilson Junio Marques Soares, Paulo César Emiliano, Talita Emidio Andrade Soares
|
1-27
|
Marcelo Martins Correa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal
|
28-46
|
Otavio Paciullo Furquim, Gabriel Oliveira Pinto, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku
|
47-64
|
Neuton ALVES Araújo, Cristiane de Sousa Moura Teixeira
|
65-92
|
Fabio Menezes
|
93-122
|
Miriam Ferrazza Heck
|
123-143
|
Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Bruna Nascimento de Souza, Jocielle Chaves, Kelly Maiara Masur da Silva
|
144-169
|
Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo
|
170-187
|
Dinelise Sousa Santos, Weimar Silva Castilho, Rivadavia Porto Cavalcante, Mary Lúcia Gomes Silveira de Sena, Albano Dias Pereira Filho
|
188-212
|
Laura Cristina dos Santos, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
|
213-235
|
Gladys Regina Barros Silva, Carla Cristina Pompeu
|
236-261
|
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato
|
262-296
|
Carla Larissa Halum Rodrigues, Rosemeire Bolognezi
|
297-319
|
Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan
|
320-348
|
GeoGebra em Dispositivos Móveis: o ensino de geometria na perspectiva da Educação Matemática Crítica
Caciano Cancian Baggiotto, Lucí dos Santos Bernardi, Vildes Mulinari Gregolin
|
349-375
|
Pedro Paixão Borges, Claudia C. de Segadas-Vianna
|
376-402
|
Marilene Caetano Reis Almeida Soares, Lívia Suely Souto, Tharley Eustáquio da Mota Silva, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Kátia Lima
|
403-427
|